Edital para contos, críticas e ensaios

A Literomancia publica trimestralmente todos os gêneros da Ficção Especulativa, sem editais temáticos; por isso, sempre estamos abertos para envios de obras!

Os pontos estabelecidos pelo edital não serão alterados. Caso haja mudanças, elas serão destacadas aqui, e os autores publicados anteriormente não estarão submetidos a elas.

(Caso esteja procurando o edital para quadrinhos e ilustrações, clique aqui)

 

PROPOSTA

  1. O objetivo da revista Literomancia é divulgar novos escritores/artistas e produções por meio de publicações trimestrais gratuitas.
  2. Os autores não receberão remuneração pela publicação de suas obras, pois a revista não visa ganho comercial.

 

PRINCIPAL

  1. Somente serão consideradas obras enviadas pelo formulário oficial do site (clicando aqui).
  2. A quantidade de obras selecionadas será determinada pela comissão editorial.
    • A comissão editorial é constituída por pessoas com ampla formação em áreas voltadas ao conhecimento literário.
  3. Somente podem participar pessoas com mais de 18 anos, fornecendo CPF para verificação de identidade.
  4. A lista de autores selecionados será divulgada pelo site e redes sociais da revista.
    • A revista poderá armazenar as obras selecionadas para uso em uma das duas edições subsequentes.
  5. A revista não exige exclusividade e não se responsabiliza caso terceiros venham a exigi-la do autor (i.e., obras que já foram publicadas não serão excluídas).
  6. No ato do envio, o autor concorda em ceder os direitos de reprodução e divulgação da sua obra para a revista Literomancia e seus representantes, exclusivamente para publicação na revista e divulgação desta.
  7. A revista Literomancia publicará a obra selecionada em apenas uma edição, que poderá assumir formato digital, impresso ou outro que a revista venha a julgar adequado, sempre respeitando o acordo de não lucrar sobre as obras publicadas.
  8. O autor autoriza a revista Literomancia a realizar correções gramaticais na obra, contanto que objetivem a correta utilização da língua portuguesa. Caso haja necessidade de alterações de conteúdo e/ou forma, um editor da revista entrará em contato para discuti-las.
  9. O autor declara que sua obra é original e se responsabiliza por qualquer ação judicial que possa ser movida contra ele, isentando a revista Literomancia e seus representantes de qualquer responsabilidade.
  10. É vetada a utilização de personagens ou fatos reais que tipificam crimes contra a honra e os direitos humanos.
  11. Serão aceitas somente produções originais. Releituras serão aceitas apenas se produzirem um resultado criativo e original.
  12. Não há limite de quantas obras um mesmo autor pode enviar; no entanto, somente uma de cada autor será selecionada e publicada por edição.

 

♦ TAMANHO E FORMATO PARA OS CONTOS

  1. Os contos enviados devem pertencer ao espectro da Ficção Especulativa (p. ex., ficção científica, fantasia, terror, suspense, policial, psicológico, etc.).
  2. Os critérios primários de avaliação são: enredo (verossimilhança, coerência, objetividade, complexidade de trama e personagens), ritmo (coesão, parágrafos e períodos) e criatividade (originalidade, construção de mundo, imprevisibilidade). Os secundários são: adequação ao gênero proposto, foco narrativo, expressão, relevância, gramática, ortografia, reflexão, imersividade.
  3. Os contos devem estar em língua portuguesa, seguindo as normas da nova ortografia, e devem ser enviados em um único arquivo Word (.docx). O conteúdo de cada arquivo deve ter de 3 até 6 páginas, com todas as margens de 2 cm, na fonte Times New Roman em tamanho 12 e espaçamento de 1,5.

 

♦ TAMANHO E FORMATO PARA AS CRÍTICAS E ENSAIOS

  1. As críticas e ensaios devem ser relacionados a autores e/ou obras pertencentes à gama de gêneros literários compreendidos dentro da Ficção Especulativa (p. ex., ficção científica, fantasia, terror, suspense, policial, psicológico, etc.).
  2. Os critérios primários de avaliação são: coerência, coesão, objetividade, complexidade do tema, criatividade e originalidade. Os secundários são: relevância da discussão, gramática, ortografia e imersividade.
  3. As críticas e ensaios devem estar em língua portuguesa, seguindo as normas da nova ortografia, e devem ser enviados em um único arquivo Word (.docx). O conteúdo de cada arquivo deve ter de 2 até 4 páginas completas, com todas as margens de 2 cm, na fonte Times New Roman em tamanho 12 e espaçamento de 1,5.

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail contato@literomancia.com.br