Menu Fechar

Edital para quadrinhos e ilustrações

Os pontos estabelecidos pelo edital não serão alterados. Caso haja mudanças, elas serão destacadas aqui, e os autores publicados anteriormente não estarão submetidas a elas.

(Caso esteja procurando o edital para contos, críticas e ensaios, clique aqui.)

PROPOSTA

  1. O objetivo da Revista Literomancia é divulgar novos escritores/artistas e produções por meio de publicações trimestrais gratuitas.
  2. O caderno ART da Revista se dedica à publicação de artistas gráficos. Dessa forma, não serão publicados textos entre as ilustrações, os quadrinhos e as tirinhas.

PRINCIPAL

  1. A quantidade de obras selecionados será determinada pela comissão editorial.
  2. Somente podem participar pessoas com mais de 18 anos.
  3. A lista de artistas selecionados será divulgada pelo site da Revista.
    • A Revista armazenará as obras selecionadas para uso em uma das duas edições subsequentes.
  4. A Revista Literomancia não exige exclusividade e não se responsabiliza caso terceiros venham a exigi-la do autor (ou seja, obras que já foram publicadas não serão excluídas).
  5. No ato do envio, o artista concorda em ceder os direitos de reprodução e divulgação da sua obra para a Revista Literomancia e seus representantes, exclusivamente para publicação na Revista e divulgação da mesma.
  6. A Revista Literomancia publicará a obra selecionada em apenas uma edição, que poderá assumir formato digital, impresso ou outro que a Revista venha a achar necessário.
  7. O artista autoriza a Revista Literomancia a realizar correções gramaticais na obra, contanto que objetivem a correta utilização da língua portuguesa. Caso haja necessidade de alterações de conteúdo e/ou forma, um editor da Revista entrará em contato com o autor para discuti-las.
  8. O artista declara que sua obra é original e se responsabiliza por qualquer ação judicial que possa ser movida contra ela, isentando a Revista Literomancia e seus representantes de qualquer responsabilidade.
  9. É vetada a utilização de personagens ou fatos reais que tipificam crimes contra a honra e os direitos humanos.

GERAL

  1. São aceitas somente produções originais. Releituras são aceitas somente se produzirem um resultado criativo e original.
  2. Os critérios de avaliação são: qualidade artística, criatividade, formato, domínio da língua (se houver) e narrativa (direta ou indireta).
  3. São permitidas quaisquer técnicas e materiais de confecção, desde que o resultado final esteja digitalizado, legível e com qualidade.
    • Não há preferência por obras coloridas ou em PB.
  4. Os artistas gráficos terão de 2 a 4 páginas em tamanho A4 para preencher de forma diferenciada; contudo, elementos pré e pós-textuais não serão aceitos.
  5. São possibilidades (sugeridas) de envio:
    • 1 quadrinho de 4 páginas; ou
    • 4 ilustrações; ou
    • 1 quadrinho de 2 páginas e 4 ilustrações; ou
    • 4 tirinhas, 2 ilustrações e 1 quadrinho de 2 páginas.

TAMANHO E FORMATO

  1. A Revista é em formato A4. Portanto, as obras enviadas precisam ser proporcionais a 2,10 x 2,97 cm.
  2. As obras devem ser enviadas em arquivo PDF (podendo ter sua totalidade enviada em um único arquivo ou em até 4 arquivos individuais).
  3. Sugerimos que as obras enviadas estejam em tamanho maior que A4 (mantendo as proporções), para que não haja perda de qualidade no processo de publicação.
  4. Fique atento à qualidade da obra, pois, caso não esteja em alta, esteja desfocada ou tenha baixa qualidade, ela não será publicada.
    • Indicamos que as imagens tenham, em média, 2480 x 3508 pixels.

PARA ILUSTRAÇÕES

  1. As ilustrações enviadas não precisam, obrigatoriamente, abordar algum gênero ou temática específicos.

PARA QUADRINHOS E TIRINHAS

  1. Os quadrinhos enviados devem pertencer ao espectro da Ficção Especulativa (p. ex., ficção científica, fantasia, terror, etc.) e/ou da Literatura de Suspense (p. ex., policial, psicológico, etc.).
  2. Tirinhas, podem não ter gênero específico; no entanto, precisam abordar algo que envolva o universo dos gêneros da Revista.
  3. As histórias devem ter início e fim, como um one-shot, pois serão publicadas em uma única edição.
  4. Tanto quadrinhos e tirinhas quanto histórias em formato mangá deverão obedecer ao modo de leitura ocidental; ou seja, a estrutura da narrativa e dos balões deve ser no sentido da esquerda para a direita.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail contato@literomancia.com.br